Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Patrono
Início do conteúdo da página
Editoria C

Patrono

Publicado: Quinta, 12 de Julho de 2018, 11h26 | Última atualização em Quinta, 12 de Julho de 2018, 11h26 | Acessos: 3201

JOÃO SEVERIANO DA FONSECA 
PATRONO DO SERVIÇO DE SAÚDE 
(27  de maio - Dia do Serviço de Saúde)

 

" Nascido a 27 de maio de 1836, à beira da lagoa Manguaba, na cidade de Alagoas, atualmente Marechal Deodoro. Diferentemente dos irmãos militares,   como Manuel Deodoro, o Proclamador da República, optou pela carreira médica e, somente depois de formado, é que se incorporou ao Exército.

Homem de letras, o General João Severiano escreveu sobre medicina, geografia, história e etnologia. Na condição de militar, cumpriu missões de importância, como as de Diretor do Hospital Militar da Corte, Chefe do Corpo de Saúde do Exército, Consultor de Medicina Geral do Conselho Supremo de Justiça e Professor do Colégio Militar do Rio de Janeiro; foi também Senador da República.

João Severiano  participou das campanhas do Uruguai e da Tríplice Aliança. Na batalha de Tuiuti, cooperou, decisivamente, para o êxito dos aliados, atuando nas trincheiras. Grande exemplo, grande Patrono do Serviço de Saúde".

(Extraído do NE Nr 9.548, de 27  Mai 99)

registrado em:
Fim do conteúdo da página